Chegamos a mais um final de ano e muitos estão reclamando que em 2023 o ano não foi bom para o varejo, podemos inclusive ver o fiasco que foi a Black Friday. Bom, agora é hora de parar e pensar em como vender mais em 2024. Uma coisa é certa se fizermos a mesma coisa, nada vai mudar !!!
PLANEJAMENTO
Isso é o básico do básico. Precisamos parar e olhar como foi 2023 para mudar a estratégia em 2024. É fundamental que desde já possamos ter um planejamento do que vamos fazer em 2024. Um exemplo prático: Você já sabe quais são as principais datas comemorativas em 2024 que fazem sentido para o seu negócio ?
No varejo é fundamental ter antecipado todo o calendário de datas que serão trabalhadas, aquelas datas especiais. Dia dos Namorados, Dia do Amigo, Dia dos Avós....são datas que vão fazer a diferença no conteúdo que você vai postar e também na estratégia de promoção para o período. Já tenha isso mente, não deixe para fazer em cima da hora. Pelo menos trabalhe com o calendário dos próximos 3 meses.
SAIBA QUEM É O SEU PÚBLICO
Se você sabe quem é o seu PÚBLICO ALVO, você vai poder direcionar melhor suas campanhas reduzindo custo e tempo. A chance de aumentar as suas vendas vão ser reais.
Agora, se você ainda não parou e definiu quem é o seu público alvo ou não tem ideia de como fazer isso, é mais uma vez hora de parar e acerta isso. E digo mais, não terceirize isso para ninguém, você é a pessoa quem melhor conhece o seu negócio.
Se você precisa de uma ajuda para entender melhor como definir o seu CLIENTE IDEAL ou o seu PÚBLICO ALVO, eu preparei um curso 100% online e mão na massa que vai te ajudar nessa missão.
Pare de gastar dinheiro e tempo em estratégias que não estão impactando o seu verdadeiro cliente.
TENHA UMA REPUTAÇÃO
O cliente quer fazer negócio com quem é especialista no seu seguimento. Ele não quer fazer negócio com quem o enrola ou que não sabe do que está falando.
Entregue CONTEÚDO ao seu cliente, é hora de munir ele de informação relevante sobre o seu seguimento. Se você trabalha no varejo alimentar, então fale de receitas que ele pode fazer, informe sobre para que um determinada fruta é boa. Diga o porque se preocupar em ter uma alimentação saudável. Veja que em nenhum momento eu estou falando de VENDER, mas sim de levar CONHECIMENTO. É assim que você vai mostrar que você é especialista no assunto.
Crie um BLOG, use as REDES SOCIAIS, poste vídeos.....Se o cliente pesquisar o seu nome no Google, o que ele vai encontrar ?
TRABALHE COM DADOS
Você conhece o seu cliente, criou a sua reputação, mas quais são as informações que você tem do seu cliente ? quantas vezes ele comprou na sua loja ? o que ele comprou ? ele viu algum produto se interessou mas não comprou ?.....você saber o que é um CRM ?
Se você tem uma loja física ou digital, é fundamental você ter um CRM. Como diz o meu amigo Edmour Saiani: CRM significa Conhecer Realmente a Moçada.
Vivemos em uma era onde o cliente quer o seu atendimento ou a sua solução/produto personalizado. Agora me diz, como você vai PERSONALIZAR, se você não sabe o que ele quer ? Como que você vai direcionar o produto ou serviço certo ao seu cliente ? Ou, vou um pouco mais longe....O seu cliente comprou o seu produto que dura em média 60 dias, como você vai reativar ele se você não tem a informação de quando ele comprou ?
Existem diversos softwares de CRM no mercado, soluções que realmente cabem no seu bolso e que fazem sentido ao seu negócio. Aqui eu recomendo fortemente que busque uma consultoria especializada para que você não traga a solução errada e apenas perca dinheiro. E digo mais, EU POSSO TE AJUDAR NISSO !!!
CRIE PROMOÇÕES VERDADEIRAS
Um dos motivos do fracasso da Black Friday em 2023 foi justamente as "promoções fakes". Ou seja produtos que antes custavam R$ 200,00 e na Black eles estavam de R$ 250,00 por R$ 200,00. Um absurdo que não é de hoje que vem acontecendo.
Deixa eu te dizer uma coisa, o cliente mudou, ele está cada vez mais exigente e com o poder em suas mãos. Ou seja, ele vai pegar o seu celular e vai pesquisar bem rápido sobre a sua precificação. Então é hora de parar com essa "estratégia" mentirosa que só faz queimar a sua marca no mercado, pois este cliente não vai mais voltar a sua loja.
TENHA RELACIONAMENTO COM O SEU CLIENTE
Falamos de saber quem é o seu público alvo, ter uma reputação, entregar conteúdo, trabalhar com dados....Ou seja, é preciso ter RELACIONAMENTO com o cliente. Você precisa estar disponível onde, quando e como ele quiser.
Entendendo quem é o seu cliente, você vai saber por onde que você precisa se relacionar: Facebook, Instagram, TikTok, Youtube....são muitas redes, você precisa definir onde você vai estar e fazer muito bem feito. Interaja com os seus clientes, responda....HUMANIZE o contato.
Disponibilize um canal direto com seu negócio, mas, esteja DISPONÍVEL.
Ouça o seu cliente, ele é a consultoria gratuita que você tem !!!
OUSE SER DIFERENTE
As coisas estão acontecendo muito rápido, estamos vendo uma transformação tecnológica muito grande e você precisa ficar atento a tudo o que pode afetar o seu negócio. Você precisa estudar, se aperfeiçoar cada vez mais. Não só você, mas a sua equipe precisa estar preparada.
Se você estiver atento e preparado, poderá ousar em mudar as coisas antecipadamente. Se você tem uma ideia, coloque-a em prática....ouse fazer o diferente.
Existe uma pesquisa que estima que no momento que você tem uma ideia outras 430 pessoas têm a mesma ideia, ao mesmo tempo. Porém, apenas 3 buscam colocar essa ideia em prática para transformar a sua realidade. Quem é você aqui ?
Não tenha medo de errar, a questão aqui é se errar corrija rápido !!!
Lembre-se, se fizermos as mesmas coisas de 2023 teremos os mesmos resultados em 2024. É preciso mudar a partir de agora, se antecipar e não deixar para depois. Se você começar hoje, vai sair na frente de muita gente !!!
Você pode falar que é complicado agora porque não tem tempo. Mas deixa eu te dizer uma coisa que eu aprendi:
Não há como MELHORAR o Futuro sem PERTUBAR o Presente !!!
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