Falar em Automação de Processos é trazer uma sopa de letrinhas que já chegamos a ver por aqui em outros conteúdos. Porém, ainda existe muita dúvida como qual é a diferença entre BPM, BPMN e BPMS. Parece ser tudo igual devido as siglas terem traços do mesmo tema, dentro da gestão de processos, mas existe diferença entre elas e é o que vamos abordar aqui as definições e vantagens de cada um.
BPM, BPMN e BPMS possuem suas particularidades e impactam diferentemente de forma positiva a organização. É a soma dessas siglas que irá proporcionar os melhores resultados para o seu negócio.
O que é o BPM?
BPM, do inglês Business Process Management, a Gestão ou Gerenciamento de Processos de Negócio. O BPM, refere-se a uma metodologia de gerenciamento ajustável, desenvolvida com a finalidade de organizar e facilitar os processos organizacionais existentes nas corporações.
A ideia é usar métodos para modelar, descobrir, analisar, otimizar e medir os processos de negócio. Aqui, a gestão valoriza mais as atividades do que os departamentos. Existe aqui uma confusão frequente que leva muitas pessoas a acreditarem que o BPM é um software. É importante entender que o BPM é bem mais amplo, que vai além de um sistema.
BPM é uma disciplina, um campo de estudo que analisa e aperfeiçoa os processos através de técnicas, ferramentas, sistemas e métodos. É base para a Automação de Processos.
Com a implementação do BPM dentro do negócio teremos as seguintes vantagens:
Otimização dos recursos
Redução de custos
Redução de tempo na duração dos processos
Aumento da governabilidade
Redução do risco
Diminuir o trabalho inacabado e retrabalho
Diminuir a quantidade de trabalhos repetitivos e manuais
Alinhamento entre negócios e tecnologia
Inovação em serviços e produtos
Por que cuidar dos seus processos de negócios?
Pensar nos processos estrategicamente é essencial para empresas que querem escalar o negócio.
Através de um mapeamento de cada etapa do processo, é possível identificar falhas, gargalos e ineficiências. Fica mais fácil determinar as melhores maneiras de conduzir os fluxos de ações, que ajudam a buscarmos melhores resultados dentro do negócio.
O que é o BPMN?
BPMN, do inglês Busisness Process Modeling Notation, a Notação de Modelagem de Processos de Negócios. Trata-se de uma combinação de habilidades e técnicas que possibilitam a compreensão, a comunicação e o gerenciamento dos componentes de processos de negócio.
O BPMN é a representação gráfica, ou seja, o desenho do fluxo dos processos. Estamos falando aqui da modelagem dos processos que podem ser realizadas de ponta a ponta ou segmentada. O “idioma dos processos”, usado na metodologia BPM para desenhar os fluxos de uma forma padrão.
O BPMN possui seus próprios símbolos e cada um tem seu significado. É um conjunto bastante amplo de elementos que servem para documentar os mais diversos tipos de fluxos, do mais simples até os mais complexos.
Abaixo segue um exemplo de fluxo com seus diversos símbolos
Qual a diferença entre BPM e BPMN?
Vimos que BPM é uma disciplina, ou seja, o modelo gerencial que podemos aplicar dentro do nosso negócio, o BPMN é a notação padrão oficial proveniente da disciplina e utilizada mundialmente.
O BPMN tem como objetivo apoiar e padronizar visualmente a implementação da gestão de processos dentro do negócio. Apesar de ouvir que BPMN é uma metodologia está errado, ele é a notação. Metodologia é o BPM.
Como implementar o BPM e o BPMN?
Para entender como implementar o BPM e o BPMN no seu negócio, você precisa levar em conta outra sigla importante: o BPMS, a ferramenta que vai te ajudar a avançar em:
Melhoria contínua
Transformação de processos de negócios
Mudança de comportamento e comprometimento das pessoas
O que é BPMS?
BPMS, do inglês Business Process Management Suite (ou System), o software que mapeia, automatiza, executa e monitora processos, seguindo a disciplina BPM em todas as suas etapas.
Trata-se de todo o suporte tecnológico e ferramentas de software responsáveis pela automação e execução dos processos através de um meio digital. Sendo assim, podemos dizer que BPMS é o sistema onde executamos e gerenciamos melhores nos processos, principalmente na fase de automatização ou documentação dos fluxos que devem ser desenhados com notação BPMN.
Com a evolução do mercado, as ferramentas de BPMS passaram a se chamar iBPMS, do inglês Intelligent Business Process Management Suits) onde buscamos uma Automação Inteligente de Processos. Atualmente este novo modelo está classificado como ferramentas de DPA (Digital Process Automation – Automação de Processos Digitais).
O conceito DPA é muito maior de automação onde abrange por exemplo a robótica.
Quer saber mais? Leia Automação de Processos: o que é e como funciona
Qual a relação entre BPMN e BPMS?
O BPMN é a foram de representação da modelagem dos processos dentro do BPMS, de forma a tornar os processos automatizados e compreensíveis. Podemos usar a notação BPMN dentro do BPMS quando tivermos a intenção de:
Automatizar os processos
Modelar os processos de ponta a ponta
Transformar um processo após a identificação dos gargalos
Dentro do BPMS é possível determinar pessoas responsáveis por cada processo, para garantir o controle da sua execução e gestão.
Resumindo a diferença entre BPM, BPMN e BPMS
Podemos concluir que o BPM é a metodologia para gerenciamento de processos de negócios. O BPMN é a notação, o conjunto de regras e símbolos para representar graficamente as etapas de um processo. E o BPMS, é a ferramenta de software utilizada para automação e execução dos processos.
BPM, BPMN e BPMS possuem características distintas, mas juntas são capazes de tornar os processos muito melhores.
Este universo é muito amplo e tem muito a se explorar
Por que adotar BPM, BPMN e BPMS dentro do negócio?
Grande parte das organizações possuem um modelo de trabalho divido por departamentos, que acaba sendo um modelo natural quando se inicia um negócio. Isso com o tempo acaba criando ruídos de comunicação entre as áreas, cada equipe passa a ter visões e metas distintas. Cada departamento trabalha por si só e muitas vezes esquece da empresa como um todo.
Em uma empresa orientada a processos, os indicadores não se baseiam em metas de cada setor, mas sim em como essas áreas contribuem para o desenvolvimento de cada processo. O foco é no processo de ponta a ponta e não apenas na área ou departamento.
Muitas vezes encontramos nas empresas sistemas distintos para cada área, ou sistemas especialistas na área. Com a adoção do BPMS podemos integrá-los em um mesmo ambiente, facilitando assim o mapeamento, o monitoramento e a automação dos processos de ponta a ponta.
A adoção nos traz resultados como levar ao ganho de vantagem competitiva e mais lucratividade ao negócio.
Quais os próximos passos para adoção do BPM, BPMN e BPMS?
Como disse anteriormente o universo da gestão de processos é muito amplo, existe inclusive certificações como CBPP e o OCEB para profissionais que queiram ingressar nesta carreira, além do BPM CBOK®, o guia para o gerenciamento de processos de negócio, criado, mantido e comercializado pela ABPMP.
A ABPMP é a organização criada e orientada por profissionais de BMPM, fundada nos Estados Unidos em 2003, com o objetivo de se dedicar ao estudo e à evolução de conceitos e práticas de gestão de processos de negócios.
Agora, se você possui um negócio e quer fazer a adoção para buscar uma transformação digital da sua organização eu posso te ajudar, pois cada empresa tem objetivos estratégicos e modelos operacionais distintos e para isso eu recomendo fortemente uma consultoria especializada em Automação Inteligente de Processos. Abaixo deixo o link para que você tenha mais informações.
Comments