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Foto do escritorAlexandre Guimarães

ESTAR Digital é diferente de SER Digital

Escrevi este texto em 2021, em plena pandemia, para trazer um alerta do SER DIGITAL onde diversas empresas estavam entrando de qualquer maneira neste novo mundo. Vou transcrever aqui para que possamos continuar refletindo neste assunto, pois ainda vejo muita gente errando.


Uma das principais corridas que tivemos em 2020 foi a das empresas indo para o digital. A pandemia acelerou esta corrida, de pequenas a grandes empresas, todas tiveram que tirar o projeto da gaveta para colocar em prática e em um tempo recorde. Para muitos varejistas, o digital foi tática de sobrevivência.


Vivemos uma grande transformação digital, porém, existe uma grande diferença entre SER digital e ESTAR digital. Os conceitos são totalmente diferentes e o caminho entre um e outro é igualmente diferente. Por isso vamos abordar os dois.


ESTAR DIGITAL


A presença no digital foi a corrida mais fácil e rápida que o varejo conseguiu, abrir uma operação de vendas na internet foi simplificada, as ofertas de plataformas e oportunidades que encontramos são muitas. Para os pequenos varejistas, principalmente o alimentício, nem é preciso se preocupar com uma plataforma de e-commerce pois temos diversos aplicativos que apoiam facilmente a digitalização das vendas: Rappi, Ifood, CornerShop, e por aí vai.


Ficou fácil ESTAR digital, porém se olharmos por outro lado, existe todo um processo interno que precisa ser digitalizado. Não adianta abrirmos um e-commerce para vendas online e mantermos toda uma operação manual por trás. Imaginem o processo: O consumidor faz uma compra na loja online, o varejista quando recebe o pedido vai e coloca manualmente em seu sistema para poder faturar. Depois de separado, embalado e faturado, ele vai até os correios para poder enviar ao cliente.


O processo do exemplo mostra que estamos no digital, mas existe um processo todo manual por trás. Está é a realidade para pequenos e médios varejistas. Eu mesmo pude ver isso ocorrer em diversas empresas e até em grandes Shoppings. Um Shopping em busca de se reinventar e criar uma plataforma digital para aproximar o cliente dos lojistas, adotou um marketplace. Criou a plataforma online mas não integrou os lojistas. Todo o processo ocorreu manualmente.


SER DIGITAL


Analisando o ESTAR digital já podemos ter uma ideia do que é o SER digital. Não adianta só entrar no mundo digital, mas precisamos ter um processo que seja a maior parte digital facilitando o dia a dia do negócio.


SER digital significa integrar todos os sistemas, automatizar os processos e um outro ponto importante: digitalizar a equipe. Acreditem, não adianta criarmos todo um processo digital se a nossa equipe não está preparada. Pude acompanhar um case onde todo o processo de Recrutamento e Seleção foi digitalizado, desde a candidatura, testes online e a entrevista final online. O candidato só precisava ir na empresa para começar a trabalhar. Porém, dentro da equipe de RH o processo ainda era offline, pois acabavam imprimindo todos os testes para análise, mesmo a ferramenta já trazendo todas elas. De que adiantou digitalizar todo o processo se internamente a equipe não estava digital ?


Um exemplo de SER digital interessante é o case de um varejista aqui do Nordeste, onde ao desenvolver o seu e-commerce ele decidiu centralizar o envio dos pedidos no seu centro de distribuição (CD). Porém, como ele tem uma rede grande de lojas físicas o estoque utilizado no site não é só do CD mas também das lojas. O processo é todo automatizado de modo que, caso o CD não tenha estoque do produto desejado no site, ele busca no estoque das lojas a qual já envia uma ordem de transferência para o CD e coloca um dia a mais no prazo de entrega do cliente. Desta forma o varejista consegue atender toda a demanda do e-commerce garantindo a satisfação do consumidor e o principal, com um processo todo automatizado, ou seja, digital. Sim, caso o pedido for apenas do produto que consta na loja o envio é realizado direto dela sem precisar levar para o CD.


Buscar o SER digital não é fácil, por isso muitos procuram primeiro estar no digital e só depois a digitalização do restante do negócio. Não é fácil, não é simples e muito menos rápido, mas é necessário. Por menor que seja a empresa sempre é possível buscar o SER digital. Isso trará mais eficiência, redução de tempo e de custo.

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