No nosso último post falamos sobre o que é a Inteligência Artificial e entramos no estudo sobre a IA Generativa, sobre o que é e como funciona. Agora vamos entender as diferenças entre a IA Generativa vs IA Preditiva. Mas, antes de vermos as diferenças vamos entender um pouco mais sobre a IA Preditiva.
O que é IA Preditiva?
IA Preditiva é a capacidade de usar análise estatística para identificar padrões, antecipar comportamentos e prever eventos futuros. Estamos falando um campo de estatística que já vem sendo usado a muito tempo para realizar previsões do futuro, como uso da IA Preditiva torna-se a análise muito mais rápida e teoricamente mais precisa por meio do Machine Learnig e do acesso a grande quantidade de dados.
Não é possível garantir que as previsões sejam corretas, mas, a IA Preditiva pode ajudar as empresas a se preparem para o futuro e o principal, personalizar experiências para seus consumidores.
A IA Preditiva é mais um campo de estudo da Inteligência Artificial, assim como a IA Generativa. Na IA Preditiva estamos falando de um conjunto de habilidades que os computadores podem ter e que imitam a cognição humana. Ainda continuamos no campo da IA Fraca ou Inteligência Artificial Limitada do nível Memória Limitada (Leia o meu post anterior para entender melhor os níveis de Inteligência Artificial).
Como funciona a IA Preditiva?
Big Data - Quanto mais dados tivermos, geralmente teremos uma análise mais precisa. A IA Preditiva precita ter acesso a grande quantidade de dados, podemos até falar aqui do Big Data. Quanto mais dados tivermos, melhores serão as previsões. Um exemplo prático: Uma pesquisa de opinião precisa de um mínimo de pessoas entrevistadas para se ter um certo nível de confiança e trazer uma certa previsão. Usando a IA Preditiva podemos pegar não só uma pesquisa, mas milhares de pesquisas de opinião realizadas no passado para a assim trazer previsões sobre a opinião pública.
Machine Learning - um subconjunto da IA, um método para treinar um programa de computador para identificar dados sem nenhuma intervenção humana. Na IA Preditiva o Machine Learning é aplicado ao Big Data para que ela possa processar e encontrar rapidamente os padrões existentes sem supervisão.
A IA Preditiva pode analisar centenas ou milhares de fatores para identificar padrões que indicam possíveis eventos no futuro.
Alguns casos de uso da IA Preditiva
Ter uma ideia do que pode vir no futuro pode ser uma grande vantagem para os negócios, mesmo sendo previsões que não são precisas. A aplicação da IA Preditiva é vasta e abrangente, mas segue algumas ideias possíveis:
Gestão de estoque A IA preditiva pode ajudar a identificar a demanda do estoque dentro da empresa, através da análise de consumo histórica.
Gestão da cadeia de suprimentos Não é só demandar a compra da forma correta de acordo com a demanda dos consumidores. Mas com a IA Preditiva podemos determinar possíveis períodos de problemas, como congestionamento nas estradas e períodos fortes de chuvas que vão afetar as entregas.
Experiência do Usuário (UX) Uma das principais aplicações da inteligência artificial. A IA Preditiva pode analisar todo o histórico de um cliente, seu comportamento e atividades para ajudar a prever os seus próximos passos. Com base nisso a IA Preditiva pode inclusive ajudar a prever quais tipos de conteúdo ou produtos os clientes podem se interessar otimizando as campanhas de marketing.
Previsão Financeira A IA Preditiva aprimora as previsões aproveitando os dados mais amplos de informações financeiras com outros dados de negócios antecipando tendências de mercado e oportunidades de investimentos.
Fraudes A IA Preditiva vem sendo muito utilizada junto a Bancos e Plataformas de Anti Fraude no e-commerce para detectar atividades fraudulentas em potencial. Comportamentos como locais de login incomuns ou endereços de IP suspeitos são analisados em tempo real.
Agora que já entendemos mais sobre a IA Preditiva, vamos analisar a IA Generativa vs a IA Preditiva.
A IA Generativa concentra-se na criação de conteúdo, trazendo à tona ideias e formas novas. É a força criativa no mundo da inteligência artificial. Agora a IA Preditiva trata de prever o futuro e evitar resultados adversos por meio da análise de dados.
Dentro dos negócios as duas formas de IA possuem implicações significativas. A IA Generativa, como já vimos, está abrindo novas possibilidades para a criatividade, permitindo que as pessoas juntamente com as máquinas criem. Já a IA Preditiva está transformando a maneira como tomamos decisões dentro das empresas, permitindo prever o futuro com uma precisão que tem aumentado cada vez mais.
Falando sobre desafios e limitações vemos tanto a IA Generativa quanto a IA Preditiva terem a necessidade dos grandes volumes de dados e a dificuldade na interpretação de seus resultados, muitas vezes os dados não são devidamente estruturados. Temos no caso da IA Generativa algumas questões éticas, como já vimos a criação de diversas deepfakes ou Fake News, por causa disso se estuda uma forma de que tudo que for gerado via IA tenha um “certificado” ou “selo” para informar que aquela obra foi gerado por uma inteligência artificial.
No caso da IA Preditiva a qualidade dos dados afeta ainda mais pois fica mais difícil e complexo entender os padrões em uma base desestruturada para conseguir prever alguma coisa.
Apesar da IA Generativa e a IA Preditiva desempenharem papéis distintos, o futuro vai unir essas fronteiras, combinando o uso de ambas. Sistemas mais avançados de inteligência artificial poderão combinar as duas abordagens, gerando assim uma integração entre algoritmos preditivos para reconhecimento de padrões e tendências com algoritmos generativos para criar um novo conteúdo baseado no que pode fazer mais sucesso.
Os avanços da Inteligência Artificial são grandes, para você ter uma ideia o ChatGPT 3.5 é 10 vezes melhor que a versão 3.0 e consequentemente a 4.0 é 10 vezes melhor que a 3.5. A medida que a evolução continua, tanto a IA Generativa quanto a IA Preditiva vão desempenhar cada vez mais papéis fundamentais remodelando o nosso futuro e da indústria. Estamos vivendo a Revolução da Inteligência Artificial.
"A Revolução da Inteligência Artificial ser maior do que a criação da Internet" Jeetu Patel - Vice Presidente da Cisco no evento Cisco Live 2023
Ao integrarmos a capacidade preditiva e a generativa, teremos sistemas de inteligência artificial avançados que estão prontos para entregar valor para empresas e para toda a sociedade. Ambas as inteligências estão transformando o mundo dos negócios e desafiando a lógica de muitos processos, reinventando pessoas, profissões e negócios. É importante compreender ambas, entender as suas essências e investir na capacitação para buscar o uso da IA para impulsionar de forma positiva.
Комментарии