Insights da NRF 2024 - Make It Matter
- Alexandre Guimarães
- 18 de jan. de 2024
- 6 min de leitura
Vamos a um compilado de insights da NRF 2024, a vitrine global do varejo que aconteceu em Nova York nos dias 14 a 16/01. Este ano o evento veio com o tema Make it Matter, traduzindo ao pé da letra, Faça com que isso Importe, ou como alguns amigos colocaram, Como Fazer as Coisas terem Valor.
A NRF é o epicentro global das tendências, um catalisador de estratégias. Durante os dias também acontece a Expo, onde diversas soluções para o varejo são apresentadas. Alguns números da NRF 2024:
40.000 pessoas participando da NRF;
+6.200 marcas (brands) representados no evento;
+100 países - importante colocar que o Brasil tem sido uma das maiores delegações no evento;
+1.000 expositores na Expo;
+450 palestrantes ao longo dos 3 dias;
Estive acompanhando alguns amigos que estavam presencialmente no evento e busquei compilar os insights que foram passados. Vamos aos principais temas da NRF 2024:
GENTE
Mais um ano é valorizado muito o tema referente a criar a CULTURA dentro das empresas, tratar bem as pessoas e fazer com que quem esteja dentro da organização se sinta tão bem que repasse pra quem está fora. Precisamos entender, que antes de falar de FIGITAL temos que lembrar que o Varejo é Físico, Humano e Digital, ou seja, PHIGITAL.
O tema pessoas sempre é muito forte nas edições da NRF, lembrando o quanto é importante ter as pessoas certas nos lugares certos e a valorização dos TALENTOS dentro das nossas empresas.
Na NRF de 2023 o Varejo nos EUA passava por sérios problemas em busca de mão de obra, lembro de ver os amigos Caio Camargo e Fred Alecrim mostrarem diversas placas de TEMOS VAGAS nas lojas de Nova York. Já agora em 2024, temos um cenário totalmente diferente, mas claro, não é uma maravilha. Por isso a importância mais uma vez de tratar as PESSOAS com os seus TALENTOS dentro do varejo. Nova York, como exemplo, hoje aumentou em cerca de 30% o salário de quem trabalha no varejo.
As PESSOAS são os principais ATIVOS dentro das empresas !!!
IA
Um insight bem legal que vi do Gabriel, CEO da Inteliger
A cada ano o tema vem ganhando mais força, a IA tem servido para dispensar as pessoas das tarefas repetitivas e, assim, otimizar seus trabalhos. No caso do varejo, as soluções precisam ser úteis ao consumidor e não mais pirotecnia.
A dica vista nas palestras para quem pensa em desenvolver soluções com IA é: Comece pequeno, faça rápido e desenvolva coisas simples que tenham utilidade para o consumidor.
O tema I.A é muito amplo, existe uma grande possibilidade de coisas a se fazer, e vamos ver ao longo dos insights abordados aqui.
Retail Media
A NRF vem com uma pegada forte do Retail Media, ou seja, o uso de espaços digitalizados dentro do varejo para divulgação de marcas e da própria indústria. O Varejo Físico é a nova TV. Uma grande oportunidade de ATRAIR novas RECEITAS e ajudar os parceiros a divulgar e converter mais os produtos.
Temos uma grande oportunidade aqui. Seus espaços valem dinheiro precisamos saber como monetizá-los da melhor forma. Segundo estimativas, o mercado passou de US$ 18 bilhões em 2022, para US$ 30 bilhões em 2023.
O tema Retail Media se estende a muito mais que painéis digitais em loja, em breve irei trazer um novo post voltado ao tema, acompanhe aqui.
Automação

Assunto muito falado durante a NRF e com muitas soluções apresentadas na Expo. O Varejo americano ficou preocupado com a falta de mão de obra vista no ano passado e com isso a demanda de automação cresceu. Muitos robôs estavam sendo apresentados como soluções para armazenagem e distribuição.
Agora, o varejo alimentar também vem passando por essa automação e aí podemos ver, não de hoje mas de algum tempo, robôs em cafeterias e pizzarias substituindo PESSOAS.
Interessante é o CASE da cafeteria Bot Bater Coffe em Nova York, ela possui o robô barista chamado de Adam. A loja é muito visitada para ver a "novidade", este ano os amigos Caio Camargo e o Fred Alecrim do VarejoCast estiveram visitando e ao conversaram diretamente com o Sammy Lee, dono da loja, sobre como andam os negócios ele disse: "Eu não vendo café, eu estou aqui para vender o robô"
Ele vem aprendendo com a loja e desenvolvendo um novo modelo de negócio, onde de um robô barista ele irá vender mais funcionalidades do Adam, como pizzaiolo e bartender.
O tema é muito legal a ideia principal é fazer com que a automação trabalhe com aquelas tarefas repetitivas e deixar que o Humano trabalhe em o que realmente importa. Mais uma vez, associe automação com Inteligência Artificial e temos um mundo de possibilidades.
Experiência do Consumidor
O tema ganha cada vez mais destaque ao longo dos anos, mostrando a importância de se preocupar com cada experiência que o seu cliente vai viver dentro da sua loja física e digital. O Lee Peterson trouxe em sua palestra falando do Varejo Raiz o quanto o cliente não valoriza o varejo pela falta de emoção e aí surgem as perguntas: O que faz o seu cliente sair de sua casa para a sua loja ? Qual a emoção que ele vai viver dentro da sua loja ?
Este ponto puxa um pouco do tema de 2023 o Back to Basics, a volta do Varejo ao Básico e podemos ver o tema Loja Física sendo bastante falado na NRF. Precisamos trazer para a loja uma experiência que impacte o consumidor, que realmente faça ele sair de casa para ir viver essa experiência.
Vamos lembrar também que a mesma emoção e experiência precisa ser vista no Digital. Os compradores on-line esperam muito mais das experiências dentro do e-commerce. Eles buscam um site mais intuitivo e personificado para ele. Neste ponto com o uso de Dados e Tecnologia, como I.A, pode ajudar muito.
Agora, falando da Jornada precisamos atentar muito a Geração Z, e aqui vale um insight da palestra da Kate Ancketill, uma das palestras mais comentadas da NRF entre as pessoas que acompanhei para este levantamento.

"Enquanto vocês têm andado ocupados pensando no seu ominichannel, a geração Z é app first desde sempre, vive e gasta o equivalente ao PIB da Islândia no TikTok e já abraçou Realidade Aumentada e Realidade Virtual faz tempo"
A Geração Z em 2030 vai representar, junto com a Geração Alpha, 50% da população mundial, em menos de 10 anos terão maior poder de compra do que Milenials e Boomers juntos. A Economia do TikTok, como vem sendo falado, plataformas sociais crescendo junto a varejistas autênticos.
Live Commerce é uma grande aposta como tendência no varejo e ela traz uma experiência totalmente diferente para o consumidor.
O Fim da Era do Desperdício
Uma das tendências em 2024 para o consumo digital é a do fim da era do desperdício favorecendo a Economia Circular no mundo. O ReCommerce 2.0 vem com a preocupação da digitalização contínua com uma grande preocupação com a sustentabilidade.
Recommerce é o comércio reverso, a venda de produtos de propriedade anterior, novos ou usados. A Geração Z vem ditando muito o crescimento, pois eles querem economizar para usar o dinheiro com outras coisas.
Precisamos deixar de ser um Consumidor para ser um Guardador, ou seja, tudo que eu comprar eu vou usar com todo zelo para depois repassar ou vender para outra pessoa.
Este tema vem crescendo muito dentro do Brasil, podemos ver diversos cases como o das lojas Cresci Perdi que vem ganhando destaque nos últimos meses. Agora, mais uma vez vou usar os insights do Caio e do Fred que visitaram a loja Nudie Jeans em Nova York. A Nudie vem atuando com algumas estratégias bacanas para ajudar o consumidor a se tornar um guardador, exemplos:
Garantia vitalícia de ajuste: o cliente que compra o seu jeans pode ir quando quiser na loja e realizar um ajuste na roupa.
Desconto na compra de um novo: o cliente que trouxer uma peça usada da Nudie, em bom estado, terá um desconto de 20% em uma nova peça. A Nudie pega esta peça usada, ajusta o que for necessário e a coloca a venda como um RESALE.
Aqui entram alguns termos no varejo que começamos a ver nas lojas:
ReSale - uma venda de um produto já usado
PreOned - um produto que estava parado e agora sendo vendido
PreLoved - aquele produto que já foi amado por alguém, pré-amado, e procura um novo amor.
Seguem mais alguns termos vistos durante a NRF e que com certeza vão aparecer ao longo deste ano em conteúdos e palestras de muita gente.
Shrinkage - O Termo vem de encolhimento, mas está sendo utilizado em diversas soluções propostas durante a Expo, trazendo a questão referente a perca de dinheiro por furto, erros administrativos e validade de produtos. Ou seja, estamos falando de uma gestão mais apurada de Estoque e a Gestão de Categorias dentro do varejo.
Composable - Não é mais MultiCanal ou OminiChannel, não é mais UniFied Commerce. Agora tudo é Composable Marketing, Composable Experience, Composable Commerce, Composable de Modular ou combinável, ou seja, é a mesma coisa, porém com um novo termo que entra no mercado.
Revamped Returns - Criar uma experiência de devolução da compra sem complicações. Porém, fica um insight do Edmour Saiani aqui: Não deveríamos nos preocupar primeiro em não ter devoluções ?
Power By A.I - Tudo potencializado para a Inteligência Artificial. Não precisamos nem falar muito, pois já está em todos os lugares.
Para finalizar, vou deixar aqui os amigos que acompanhei durante estes dias para levantar todo este conteúdo. Você vai poder encontrar muito conteúdo da NRF em cada perfil.
Caio Camargo - Host do Varejocast
Edmour Saiani - CEO da Ponto de Referência
Elifas de Vargas - Host do Marketing Criativo
Fernanda Dalben - Diretora de Marketing da Rede Dalben
Fred Alecrim - Host do Varejocast
Jorge Inafuco - Sócio Diretor na LeaderLabs
Tiago Mello - Diretor de Marketing da Stone
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