A IA é um sistema que transforma informações e dados em conhecimento, podemos dizer que esta é a definição básica do que é a IA e a cada 6 meses ela tem ganho dez vezes mais poder de processamento. É incrível quando paramos para ver uma foto gerada no ano passado e uma gerada hoje, a diferença é absurda. E com todo este avanço a Inteligência Artificial se bem utilizada pode impulsionar as vendas do seu negócio físico e digital.
Desde 2022, acompanhei muito do que se foi falado de como a inteligência artificial poderia apoiar o negócio. Muita coisa era meio que uma pirotecnia e por isso da NRF 2024 muito se foi falado de que as soluções de IA precisam ser úteis ao consumidor. Fazer o básico bem-feito.
Você poder ver os principais Insights da NRF 2024 aqui!
O fato é que se você ainda não olhou para Inteligência Artificial dentro do seu negócio, então corra logo pois o seu concorrente já deve estar fazendo isso e quem souber utilizar melhor vai conseguir impulsionar mais o seu negócio.
Como a IA vem revolucionando a área comercial?
Vamos elencar aqui algumas áreas no qual a IA pode ser implantada para auxiliar no processo de vendas.
Gestão de Alta Performance
Os gestores comerciais podem utilizar a Inteligência Artificial para avaliar a performance de sua equipe de vendas. A IA pode analisar toda a base de dados para entender possíveis problemas na estratégia e buscar trazer insights de oportunidades que não estão sendo vistas.
Previsão de vendas
Com o uso da IA as equipes conseguem buscar a previsão de vendas para os próximos meses apoiando inclusive as equipes de abastecimento e logística. Além disso a IA pode prever com precisão quanto o time de vendas precisará vender em um determinado período para alcançar as metas pré-estabelecidas.
Otimização de preços
A Inteligência Artificial é capaz de analisar negociações passadas, o contexto atual do mercado e outros fatores que indiquem se há necessidade de desconto nas propostas comerciais e, se sim, qual seria a taxa ideal.
Lead Scoring
Com o uso da IA podemos ajudar o time comercial a entender quais são os leads e prospects com maior potencial de vendas. Analisando os dados como o histórico de compras, as interações com a empresa e o perfil para ranquear de acordo com a possibilidade de fechamento.
Base de Dados é Fundamental!
Como vocês já devem ter notado, ter uma base de dados estruturada é fundamental para que a Inteligência Artificial possa buscar informações para gerar o conhecimento necessário. E claro, estamos falando do uso de uma IA que vai depender de uma empresa ou desenvolvimento próprio do negócio, é o uso da IA Preditiva dentro do negócio.
Recomendo a leitura do texto: IA Generativa vs IA Preditiva: O poder da Inteligência Artificial
Inteligência Artificial na Automação de Processos
A automação de processos é um dos grandes benefícios para a área comercial e onde podemos usar a Inteligência Artificial para termos uma Automação Inteligente de Processos. Com esta automação podemos aumentar a produtividade das equipes e melhorar os seus resultados.
Existem vários processos que são repetitivos no dia a dia dos profissionais, como por exemplo a criação de proposta e envio de e-mails para acompanhamento. Com a automatização destas tarefas as equipes passam a ter mais tempo para se concertar em outras demandas que são mais importantes.
Quer saber mais sobre automação? Então leia: Automação de Processos: o que é e como funciona
IA aprimorando o relacionamento com o cliente
A Inteligência Artificial vem impactando positivamente o relacionamento com o cliente, onde nos permite personalizar o atendimento e hoje investir no relacionamento é ser estratégico para buscarmos ser competitivo e relevante no mercado.
Com o uso da IA no relacionamento com o cliente podemos transformar os dados nos seguintes conhecimentos:
Ideias de negócio: aprendendo com a coleta de dados sobre as necessidades dos clientes, é possível ter novas ideias e implementá-las no produto ou serviço que a sua empresa tem a oferecer.
Prever comportamentos: ao interpretar as interações realizadas, dentro de cada contexto e intenção, identificando sentimentos e personalidades, é possível prever os passos dos clientes, o que estão propensos a adquirir e outras informações valiosas.
Recomendar produtos e serviços: ao reconhecer padrões do comportamento, saber em quais canais seus clientes estão presentes, com qual frequência, em quais momentos se encontram na jornada de compra, você poderá trabalhar na personalização do atendimento, surpreendendo com a melhor oferta, no tempo certo.
Automatizar etapas de atendimento: Usar a IA em chatbots, os robôs de atendimento, criando interfaces humanizadas, pode automatizar etapas de interação com um cliente. Isso nos traz redução de custos na operação, agilidade, assertividade e consequentemente satisfação do seu público de interesse.
Hoje é possível entregarmos no canal de atendimento do seu negócio (WhatsApp, Instagram, chat do site, entre outros) uma experiência incrível para o seu cliente. Podemos treinar a Inteligência Artificial para responder como se fosse você. Mas, lembre-se: É fundamental que o cliente sempre tenha a opção de um atendimento Humano a qualquer momento.
Também é importante entender que a IA estar em constante aprendizagem, ela vai coletando e aprendendo com os dados recebidos e com isso vai aprimorando cada vez mais o atendimento. Podemos dizer que é um trabalho de médio prazo para podermos alcançar sua melhor performance e trazer melhores resultados.
ChatGPT apoiando as vendas
O ChatGPT, IA Generation mais conhecida, pode ser um aliado forte nas tarefas relacionadas a vendas do seu negócio. A versão paga do ChatGPT integrada ao seu sistema pode ajudar em praticamente tudo que falamos aqui, além disso podemos também ter:
Suporte a vendas: O ChatGPT pode fornecer informações rápidas sobre produtos ou serviços e responder a perguntas comuns que seus clientes porventura possam ter.
Redução de custos: o ChatGPT pode ajudar na otimização de processos e na redução de erros de informações, o que pode resultar em uma redução de custos operacionais.
Análise de dados: o ChatGPT pode ajudar uma equipe de vendas a analisar dados de vendas, identificando padrões e tendências que podem ajudá-los a ajustar suas estratégias e melhorar o desempenho.
Treinamento de vendedores: o ChatGPT pode ser programado para fornecer respostas a perguntas frequentes que os vendedores possam ter sobre produtos, processos de vendas, estratégias de marketing, entre outros temas. Isso pode ajudar os vendedores a ter uma base de conhecimento mais sólida e a se sentir mais confiantes em seu trabalho.
Feedback em tempo real: o ChatGPT pode ser usado para fornecer feedback em tempo real aos vendedores, permitindo que eles saibam como estão se saindo e onde precisam melhorar. Isso pode ajudar a aumentar a motivação dos vendedores e a melhorar seu desempenho ao longo do tempo.
É importante lembrar que a Inteligência Artificial não substitui o trabalho humano. Ela pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a eficiência da sua equipe e impulsionar os resultados do negócio.
Você já pensou em implantar uma solução de atendimento ao cliente utilizando Inteligência Artificial? Que tal trocarmos uma ideia? Chama aqui
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