O Fracasso da Black Friday 2023 a segunda pior da História
- Alexandre Guimarães
- 27 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
A previsão para a Black Friday 2023 era de uma alta de 12% referente ao ano anterior, porém não foi o que vimos acontecer. Pesquisas apontam que tivemos uma queda de 14,4% em seu faturamento, foi registrado cerca de R$ 4,5 bilhões em vendas. Estamos em uma ano desafiador onde o cliente está maduro, cada vez mais. Porém, este não foi o único fator que atrapalhou mais uma Black.
Há muito tempo ouvimos falar de uma Black Fraude, uma pura verdade que podemos constatar. E os varejistas ainda não aprenderam que isso tem sido cada vez uma queima para eles, pois o cliente não vai voltar mais. Práticas de aumentar o preço pouco tempo antes para depois colocar em "promoção" com o preço real dela.

Não é de hoje que existem sites/ferramentas que ficam monitorando estas fraudes e podemos ver cada vez mais o consumidor usando o poder das mídias sociais para divulgar estes absurdos que encontramos no mercado.
Outro ponto importante é a questão da INFLAÇÃO em nosso país. Estamos vivendo tempos difíceis onde infelizmente o Varejo e a Indústria não tem mais margem para grandes descontos. Não é por acaso que as empresas estão quebrando. Em uma ponta podemos ver a inflação real que é muito maior do que a nominal e na outra o consumidor que perdeu o seu poder de compra.
Se você andar pelas ruas do comércio local da sua cidade vai ver que muitas lojas fecharam porque realmente não aguentaram mais. E muitos que estão sobrevivendo estão com a corda no pescoço. Conversando com um amigo que tem restaurante à 28 anos, ele relatou que teve que ir trabalhar fora para poder sustentar e que infelizmente vai ter que fechar o seu negócio porque ele hoje está pagando para manter aberto. É triste um cenário desse.
A cada semana temos notícias de grandes varejistas abrindo recuperação judicial, casos como AMERICANAS, STAR BUCKS, MAGAZINE LUIZA, TOK STOCK, AMARO.... a lista não para de crescer e até mesmo empresas que tive oportunidade de trabalhar estão passando por momentos complicados. Claro que podemos ver uma má gestão, em alguns casos, mas o cenário atual também não ajuda.
Pra fechar um ponto importante que também quero trazer é a FALTA DE PLANEJAMENTO, pude acompanhar alguns amigos relatando não só a falta de planejamento como erros básicos resultando em falta do produto para poder vender. Existiu até a procura pelo produto mas não tinha estoque para atender o cliente. Triste fim!
Pequenos e Médios varejistas sofrem muito com isso, esquecem de planejar com antecedência: Definir suas metas, alinhar com fornecedores com antecedência para garantir seus estoque, preparar sua equipe, organizar suas mídias, e por aí vai.
Mais uma vez podemos ver que fazer as MESMAS COISAS de antes só vão levar a gente aos mesmos lugares, ou seja, para o mesmo buraco que estamos afundando. É hora de MUDAR A ROTA, PENSAR DIFERENTE...precisamos ser RESILIENTES. Vamos pensar agora no FUTURO PRÓXIMO, precisamos fazer diferente para 2024.
" O Futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, a oportunidade." - Victor Hugo
Busque se planejar para sair na frente !!!
Comments