A plataforma Grok AI do nosso amigo Elon Musk, vem aparecendo na mídia devido a algumas atualizações recentes na versão 2. Além disso estamos vivendo um momento de problema entre Plataforma X e Ministro do Supremo, gerando uma polêmica grande no Brasil.
Bom, vamos nos aprofundar um pouco mais e entender o porque de toda essa mídia recente, olhando para o Grok pois a Polêmica do X é para uma próxima matéria.
O que é o Grok
O Grok é uma plataforma de Inteligência Artificial desenvolvida pela empresa xAI, o famoso Grupo X do tio Elon. A primeira versão foi lançada em Novembro de 2023. A ferramenta foi desenvolvida integrada ao X (antigo Twitter). Quanto a sua base de dados, inicialmente era pensado que eles iriam usar apenas a base do próprio X, o que não daria muito certo, porém a sua base inclui informações coletadas da internet, documentos, livros, imagens e diversas fontes que são públicas. Segundo a xAI o objetivo deles é ter um modelo que compreenda a “verdadeira natureza do universo” 👀
Funcionalidades do Grok
O Grok, como falei antes, é integrado à plataforma X, ele permite aos usuários a interação direto pela rede social, isso possibilita resposta a mensagens diretas, como um chatbot, e até a criação de conteúdos para postagens.
O raciocínio matemático do Grok é um dos melhores e mais precisos, em comparação com outros modelos de IA. Isso acaba tornando a ferramenta muito útil para cálculos e problemas matemáticos complexos.
A partir de Agosto de 2024, com o lançamento da versão Grok 2, a ferramenta ganha a capacidade de gerar imagens, o que vem dando o que falar nestes dias, tornando a ferramenta ainda mais versátil para aplicações que envolvem análise visual e criação de conteúdos gráficos.
A versão do Grok 2 também vem com um poder de processamento de até 128.000 tokens, permitindo discussões mais profundas e complexas. Comparando com o ChatGPT a versão padrão tem um limite de 8.000 tokens. A versão paga e mais recente tem a capacidade de processar até 128.000 tokens.
E antes que me perguntem o que é um Token, segue o fio:
“Em termos simples, um token pode ser uma palavra inteira, uma parte de uma palavra, ou até mesmo um símbolo de pontuação. Por exemplo, a palavra "cachorro" é contada como um único token, enquanto a frase "Não sei." poderia ser dividida em três tokens: "Não", "sei", e o ponto final.” ChatGPT
Quanto maior o número de tokens que um modelo pode processar, mais longo e complexo pode ser o texto que ele compreende e responde em uma única interação.
Grok versus ChatGPT
O ChatGPT é projetado para uma ampla gama de aplicações, em diversos setores (educação, suporte a clientes, desenvolvimento de softwares, e por aí vai…), enquanto o Grok é focado nos usuários do X e em tarefas que envolvem matemática e agora imagens.
O treinamento das duas plataformas usam uma ampla gama de dados, como até já falamos antes. Porém, o Grok foi otimizado para responder dentro do ambiente da plataforma X o que acaba trazendo respostas contextualizadas especificamente para a rede social.
O Grok não possui uma versão gratuita, o que nos deixa muito triste. Diferente do ChatGPT e diversas ferramentas que conseguimos usar a versão gratuita e que já nos atende muito bem. Atualmente você precisa ter um plano junto ao Grok que hoje custa mensal conforme a imagem abaixo, e também existe a opção anual que eles dizem ser mais vantajosa, mas você paga de uma vez só. A assinatura está vinculada também a plataforma X, você não assina apenas o Grok, veja na imagem.
Recentemente tivemos uma atualização do ChatGPT que integroui a ferramenta do Dall-E a ele, o que nos permite gerar imagens solicitando direto por ele, a versão também foi liberada no acesso gratuito (porém muito limitado). O Grok 2 também possui a funcionalidade embutida apoiando os usuários da rede social a criar de forma rápida suas imagens.
Resuminho rápido: Grok é ideal para quem usa o X e precisa de suporte em cálculos complexos, geração de imagens livres (já vamos falar) e diálogos extensos. ChatGPT é mais generalista, adaptado para uma ampla gama de tarefas e setores, dando ênfase maior no suporte textual e conversacional.
Gerar imagens no Grok 2
Esta é a funcionalidade que tem dado o que falar, tenho acompanhado muita coisa nestes dias sobre o que ela pode fazer, e mais uma vez o tio Musk, criou ou causou, problemas por aí. Acredito que ele é adepto da frase: Falem bem ou falem mal, mas falem de mim..rs
Até fiz uma pergunta ao ChatGPT perguntando a quem é atribuido esta frase tão celebre:
“É popularmente atribuída ao escritor irlandês Oscar Wilde, conhecido por suas obras e aforismos espirituosos. Embora essa frase capture bem o estilo irônico e provocativo de Wilde, não há uma fonte clara que comprove que ele realmente a tenha dito ou escrito. A citação reflete a ideia de que, em certos contextos, a publicidade, mesmo negativa, pode ser vantajosa, mantendo uma pessoa ou marca em evidência.”
A verdade é que a geração de imagens no Grok 2 tem gerado muita polêmica por estes dias, devido a questões éticas e técnicas. Segue os principais pontos desta polêmica:
Uso dos dados: O principal problema gira em torno da maneira como o Grok 2 foi treinado para gerar imagens. Existe uma discussão grande e muito preocupante sobre o uso de dados protegidos por direitos autorais ou a falta deste consentimento por parte dos criados cujas obras podem ter sido usadas para treinar o modelo.
Qualidade e precisão: Enquanto alguns elogiam a qualidade das imagens geradas no Grok 2, outros criticam a falta de precisão em representações visuais ou o risco de reforçar estereótipos e preconceitos. A ferramenta pode replicar alguns vieses que foram imputados nos dados do treinamento.
Regulamentação e ética: A polêmica envolve discussões sobre a necessidade de regulamentar o uso da IA para gerar imagens. No Grok 2 você consegue usar o que eles chamam de modo diversão e aí eu acompanhei o meu amigo Caio Camargo nestes dias criando algumas imagens e falando sobre a nova versão. A versão hoje permite que você crie imagens representando marcas e até mesmo explorando temas como sensualidade e violência. Se você tentar no Dall-E e outras ferramentas você vai ser barrado, elas restringem bem.
“Embora essa liberdade acrescente diversão, ela traz sérios riscos. Marcas podem ser usadas sem controle, violando direitos autorais e prejudicando suas imagens, enquanto a possibilidade de criar e disseminar informações falsas se torna ainda mais presente.” Caio Camargo - em postagem no seu instagram.
Aqui voltamos a falar da parte ética que é a grande polêmica da plataforma, até onde podemos ir com essa “criatividade”? vou deixar algumas imagens aqui geradas pelo Caião.
E se você realizar algumas pesquisas no google, você vai encontrar imagens como estas abaixo.
Grok no Brasil
Nova atualização em 30/08/2024.
Infelizmente no Brasil estamos vivendo um problema onde a Plataforma X foi banida para os usuários. Por decisão monocrática o X foi desativado e desta forma os usuários não vão possuir acesso ao Grok. Outra questão é que também foi definido que todos os aplicativos de acesso VPN fossem tirados das plataformas Apple Store e Play Store para que nenhum usuário possa acessar a plataforma X. E quando pensando que não pode piorar temos mais uma informação, foi definido uma multa de 50 mil reais por dia para quem tiver acessando a plataforma X via acesso VPN, tanto empresas como pessoas físicas.
A medida também bloqueou as contas bancárias da Space X, empresa do tio Musk de distribuição de internet via satélite. O problema é que as Forças Armadas são um dos principais usuários do serviço.
Bom, infelizmente no momento estamos vivendo uma limitação de acesso a plataforma. Assim que tivermos nova atualização eu trago aqui novamente. Este é mais uma grande polêmica que estamos vivenciando.
Atualização em 31/08/2024 O ministro recuou e suspendeu a ordem que barra o uso de VPN (rede privada virtual) após decisão pela suspensão do X no Brasil. O ministro suspendeu a execução do item 2 da decisão desta sexta-feira (30). Moraes havia ordenado que lojas virtuais dificultassem acesso aos aplicativos do tipo.
Quais serão os próximos passos e novidades?
Comentarios