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Foto do escritorAlexandre Guimarães

O que é RPA? Robotic Process Automation

Atualizado: 14 de mai. de 2024

O RPA (Robot é a automação de processos através do uso de robôs, principalmente focando junto a tarefas repetitivas dentro do negócio. Podemos dizer que é a forma mais simples de automação dentro de um negócio. Com o uso do RPA podemos criar robôs virtuais, ou os chamados bots, que podem aprender, simular e executar os processos que possuem regras. Os robôs podem interagir com diversos aplicativos e sistemas igual a um Humano com a seguinte diferença de que eles podem operar 24hs, sem parar e muito mais rápido e com confiabilidade e precisão. Mas, vamos aprofundar um pouco mais.


Automação robótica de processos – RPA


A ideia da utilização de um bot de automação é para usar a mesma habilidade que um humano faria o processo, mas muito mais rápido e sem erro. O RPA é uma força de trabalho digital, eles são capazes de copiar e colar, buscar dados na internet, realizar cálculos, abrir e mover arquivos, checar e-mails, realizar login em sistemas, se conectar com APIs e puxar dados. Ou seja, processos básicos e rotineiros do dia a dia que podemos otimizar e agilizar.


Em fábricas o RPA não é novidade. Estamos falando de décadas que a automação é utilizada para melhorar a produtividade e liberando os colaboradores para se concentrarem em atividades que realmente façam sentido para eles.


Existem soluções hoje no mercado de RPA que são fáceis de configurar, usar e compartilhar. O robô pode ser programado, clonado, personalizado e compartilhado para executar processos do negócio. Claro que você pode pensar em desenvolver um RPA em python, que muitas empresas tem investido nisso, mas você também pode usar uma ferramenta low code (sem nenhum código) para criar um bot de RPA de maneira simples e rápida.


RPA Assistida, RPA Não Assistida e Híbrido

 

Ao buscar o RPA como solução de automação precisamos considerar os tipos antes de decidir qual é a opção certa para dentro do negócio.

 

RPA Assistida (Attended)


A RPA Assistida consiste na automação que precisa ser manualmente disparada por uma pessoa. Ela serve para tarefas que o gatilho é difícil de ser identificado automaticamente, mas que uma pessoa consegue ver a necessidade.


Aqui também podemos ter a necessidade de alguma ação do usuário para que o bot possa finalizar a sua tarefa. Porém, mesmo ele sendo assistido o RPA poupa muito esforço e tempo.


Muito utilizado em tarefas manuais e repetitivas que precisamos fazer em nossos computadores, mas que são acionados apenas em determinado momento. Exemplo: Imagina ter uma planilha com 10 mil linhas de dados que precisam ser imputados dentro do sistema. O RPA pode fazer isso em poucos minutos.

 

RPA Não Assistido (Unattended)


Automação de forma independente de uma pessoa, geralmente usado para processar uma grande quantidade de dados. São as tarefas repetitivas que praticamente são realizadas todos os dias. Exemplo: toda semana recebemos diversas contas que precisam ser lançadas para pagamento, o bot pode ficar monitorando e a cada recebimento ele já faz o lançamento.

 

Híbrido


Este tipo de RPA mistura etapas de automação assistida e autônoma de forma combinada, de forma a conectar atividades de front e backoffice.


Assim, um processo pode ser automatizado de forma mais abrangente. Um exemplo é o processamento de notas fiscais de fornecedores em larga escala (que misturaria a análise e atualização de dados em larga escala e o cumprimento de alguns comandos, como envios e aprovações, pelos colaboradores envolvidos).


Tipos de robôs no mundo da Automação de Processos

 

Temos aqui uma sopa de letrinhas: RDA, IVA, IPA e RCA. Vamos entender um pouco mais, já falamos do RPA, vamos ver os demais.

 

RDA (Robotic Desktop Automation)


O RDA é utilizado no modelo de RPA Assistido, é um software instalado no desktop do usuário para que quando tenha a necessidade ele seja executado. Temos um trabalho em conjunto do usuário e do robô, como um assistente pessoal.


Lembrando que ao ser acionado o robô do tipo RDA ele ocupa a máquina do usuário, onde enquanto ele estiver rodando o usuário não poderá fazer outro processo em seu computador.


IVA (Inteligent Virtual Agent)


É uma tecnologia que, através de mensagens de voz ou de texto,  interage com os usuários  e sistemas da empresa. Os assistentes virtuais interagem através de chatbots ou IVR (Interative Voice Response), podem usar o processamento de linguagem natural, para que a mensagem seja interpretada e respondida de forma apropriada ao usuário, seja por voz ou por texto. Aqui estamos falando de uma tecnologia que interage com as pessoas através de sistemas de telefonia operados por computadores, sem a necessidade de uma ação humana. Ou seja, RPA Não Assistido.

 

Essas tecnologias convertem a voz em texto, através de serviços cognitivos usados para reconhecimento e síntese da fala. Algumas plataformas de RPA já possuem comandos para interação via chatbot ou sintetizador de voz para URA, permitindo que esses recursos atuem juntos de forma mais integrada.

 

IPA (Inteligent Process Automation) ou RCA (Robotic Congnitive Automation)


Aqui estamos falando de uma extensão das capacidades do RPA. O robô de software com recursos de IPA adquire capacidade para aprendizagem de máquina, visão computacional e automação cognitiva. Além de executar tarefas padrões e repetitivas ele também possui modelos baseados em aprendizado de máquina (machine learning).


Com a IPA o conceito de desenvolvimento de soluções deixa de ter somente a figura do desenvolvimento e implementações de scripts de programação, passa a ser treinar a máquina, com retorno, não com base em regras estruturadas pré-estabelecidas e sim, com regras complexas baseadas em dados históricos ou coletados em tempo real, como imagens e textos não estruturados. Aqui existe um trabalho em conjunto.


A IPA ou RCA é uma tendência no mundo do RPA, onde temos o uso do RPA, IA, Machine Learning e Análise Cognitiva. Atualmente é um modelo bem mais caro.


Diferença entre RPA e outros meios de automação


A tecnologia RPA não é a única maneira de automação possível. Inclusive já vimos isso no artigo Automação de Processos: o que é e como funciona


O RPA difere do BPMS (uma automação de processos mais abrangente). A maneira mais simples de diferenciar RPA e BPMS está no escopo da Automação. Se a automação em questão é isolada e específica, provavelmente trata-se de um exemplo de RPA. Agora, se a automação afetar várias etapas em processo de forma coordenada, estamos falando de uma automação inteligente de processos utilizando um software de BPMS.


RPA não é IA


Importante para a definição de RPA é a compreensão de que as tarefas que o software está automatizando são tarefas repetitivas que não são alteradas. Esta é a grande diferença entre RPA e a IA (Inteligência Artificial). RPA ainda não é capaz de aprender e se adaptar a muitas novas situações, da mesma forma que a IA e a aprendizagem de máquina, a menos que o sistema RPA seja utilizado junto com a IA.


As principais ferramentas de RPA



Magic Quadrant for RPA - Gartner

De acordo com o Quadrante Mágico do Gartner de 2023, temos hoje cinco principais ferramentas que são consideradas líderes em RPA.

 


A UiPath é uma empresa de ferramenta RPA que oferece soluções por setor, processo e tecnologia. Possui produtos como Plataforma, Studio, Robots e Orchestrator. O UiPath está sediado em Nova York, Estados Unidos, sendo atualmente a solução mais completa do mercado, atuando em setores como BPO, Finanças, Seguros, Saúde, Telecomunicações, Manufatura, Setor Público, Varejo e BPA.



A Automation Anywhere é uma empresa de RPA que desenvolve o software Robotic Process Automation. A empresa está sediada na Califórnia, nos Estados Unidos. Tem poucos produtos como o Automation Anywhere Enterprise (RPA), o IQ Bot, o Bot Insight, o BotFarm e o Bot Store. Também usa tecnologia que consiste em RPA assistido e não assistido.

 

A Automation Anywhere fornece soluções em vários setores, como BPO, serviços financeiros, saúde, seguros, ciências biológicas, manufatura, setor público e telecomunicações.


Blue Prism é uma empresa líder no campo da Automação Robótica de Processos (RPA). Fundada no Reino Unido em 2001, ela se destaca por sua plataforma de software que permite às organizações automatizar processos repetitivos e baseados em regras.


A Blue Prism tem atuado nos seguimentos de Finanças, Contabilidade, Seguro, Telecomunicações, Saúde, Transportes e Logística, Manufatura e o Setor Público.



Microsoft é uma das principais fornecedoras de automação robótica de processos e está entre os líderes de tecnologia de ponta. De acordo com um relatório sobre as empresas RPA, o Power Automate também é útil para pequenas empresas.

 

A Microsoft está transformando o setor de automação robótica de processos. Fornece ainda soluções em automação de área de trabalho e automação corporativa. Desktop Automation significa Automação de todas as suas atividades baseadas na web e desktop.

 

Também integra dados do MySQL, Excel e vários outros bancos de dados que armazenam dados. Fornece soluções em setores como BPO, Finanças, Seguros, Saúde, Telecomunicações, Manufatura, Setor Público, Varejo e BPA.



A NICE possui poucos produtos, como automação robótica de processos, análise de desktops e automação assistida.

 

Também ajuda as empresas a identificar, otimizar e medir processos. O NEVA, um assistente virtual fornecido pela NICE, está ajudando as empresas a automatizar tarefas rotineiras, melhorar a adesão à conformidade e aumentar o volume de vendas.


Benefícios do RPA


Neste ponto uma imagem fala mais que mil palavras, avalie você mesmo.


Benefícios do RPA

Como implementar RPA na sua empresa?


Como o uso do RPA pode ser utilizado em diversos seguimentos, de pequenos negócios a grandes. Porém, para isso é necessário avaliar alguns pontos onde uma consultoria especializada pode ajudar, inclusive na escolha da melhor ferramenta de RPA e o devido acompanhamento dos resultados. Fico aqui a disposição para te ajudar neste processo, é só me chamar.




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