top of page
Foto do escritorAlexandre Guimarães

Plataforma X e sua situação no Brasil

Atualizado: 24 de set. de 2024

Acompanhe aqui as atualizações referente a polêmica situação da Plataforma X e o Ministro do Supremo.


Vamos acompanhar tudo que vem acontecendo.


Solicitação da volta da Plataforma X 24/09/2024 18:45



Hoje pude acompanhar algumas informações de que o Tio Musk decidiu recuar referente as exigências do ministro do STF. Foi enviado a solicitação ao ministro da liberação do X, antigo twitter, para os brasileiros. As três exigências foram devidamente cumpridas, como a nomeação da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como representante legal da empresa no país. Esta nomeação foi realizada na última sexta 20/09.


Com essa nomeação o X recua e e vai cumprir 'todas as determinações judiciais' no Brasil. Isso pode ter ocorrido devido a volta momentânea do X no Brasil na semana, gerando novos problemas da plataforma junto ao STF gerando novas multas. No momento o que sabemos é que novos documentos para análise foram solicitados e outras obrigações criadas.


Anatel recebe apoio da CloudFlare e X volta a ser bloqueado 18/09/2024 22:20


A confusão continua...pelo visto vamos ter uma longa história.


Depois de voltar a funcionar durante poucas horas o que temos apurado é que a ANATEL contou com apoio da CloudFlare para bloquear novamente o acesso do X no Brasil.


Com este apoio, ANATEL envia liminar a todas as operadoras e novamente voltamos a ter o bloqueio do X.


seguimos acompanhando.


O X volta ao Brasil - Atualização em 18/09/2024 21:00hs



E hoje recebemos a informação da volta do X a funcionar no Brasil. Pra mim uma jogada de mestre..rs bora entender.


No dia de hoje o X voltou a funcionar livremente sem precisar usar nenhum acesso via VPN. E começou uma nova confusão da mídia.

O X segue suspensa, mas o problema é que agora ele voltou a funcionar devido a uma mudança de infraestrutura tecnológica, não existe uma instabilidade ou violação. Segundo alguns especialistas o time de infraestrutura fez uma mudança referente a seus servidores, mudando o endereço deles para a rede da CloudFlare.


Para explicar de uma forma simples. Você tem o endereço da sua casa, e ela foi bloqueada. Só que você se mudou para outro endereço e neste novo é um prédio com 300 moradores e você volta a ter livre acesso, se te bloquearem, bloqueiam mais 299 moradores...resumidamente...rs


A questão é que se as operadoras bloquearem a rede da CloudFlare, todos os serviços do governo vão ser bloqueados, ou seja, jogada de mestre.

Outro ponto que pude ver, a CloudFlare não possui um representante no Brasil, assim como o X. Será que terão problemas também?


Bom, continuo acompanhando...se derrubar como está hoje, até o PIX vai sair do ar.


Atualização em 31/08/2024


O ministro recuou e suspendeu a ordem que barra o uso de VPN (rede privada virtual) após decisão pela suspensão do X no Brasil. O ministro suspendeu a execução do item 2 da decisão desta sexta-feira (30). Moraes havia ordenado que lojas virtuais dificultassem acesso aos aplicativos do tipo.


Bloqueio da Plataforma X no Brasil - 30/08/2024.


Infelizmente no Brasil estamos vivendo um problema onde a Plataforma X foi banida para os usuários. Por decisão monocrática o X foi desativado e desta forma os usuários não vão possuir acesso ao Grok. Outra questão é que também foi definido que todos os aplicativos de acesso VPN fossem tirados das plataformas Apple Store e Play Store para que nenhum usuário possa acessar a plataforma X. E quando pensando que não pode piorar temos mais uma informação, foi definido uma multa de 50 mil reais por dia para quem tiver acessando a plataforma X via acesso VPN, tanto empresas como pessoas físicas.


A medida também bloqueou as contas bancárias da Space X, empresa do tio Musk de distribuição de internet via satélite. O problema é que as Forças Armadas são um dos principais usuários do serviço.


Bom, infelizmente no momento estamos vivendo uma limitação de acesso a plataforma. Assim que tivermos nova atualização eu trago aqui novamente. Este é mais uma grande polêmica que estamos vivenciando.






Bora junto.

244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page