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Foto do escritorAlexandre Guimarães

Principais Tendências do E-commerce em 2024

À medida que entramos em um novo ano, é crucial refletir sobre as oportunidades não exploradas e direcionar nosso olhar para o horizonte do futuro, identificando as pendências a serem resolvidas e as tendências do e-commerce que moldarão o cenário. O comércio online, já uma constante na vida dos brasileiros, está prestes a alcançar patamares impressionantes. De acordo com a pesquisa da Worldpay, o e-commerce brasileiro projeta um crescimento de 57% em 2024. O relatório Global Payments Report 2023 (GPR) indicou um aumento regional na América Latina de 19% a.a. entre 2021 e 2022, e indica uma projeção de crescimento contínuo a uma taxa de 13% CAGR até 2026.


Para aproveitar este cenário promissor, é fundamental explorar as principais tendências do e-commerce em um futuro que se apresenta desafiador, intrigante e repleto de criatividade.


OMNICHANNEL Integrando Conexões para uma Jornada de Compra Personalizada


Iniciando nossa jornada, deparamo-nos com o conceito não apenas de uma tendência, mas de uma pendência há mais de uma década: o Omnichannel. Mais do que simplesmente marcar presença em diversos canais e plataformas, o Omnichannel destaca-se pela integração de diferentes canais de venda e comunicação. Proporcionar uma jornada de compra personalizada é a essência desse conceito. Automatizar o atendimento, como discutido anteriormente, é uma peça-chave nesse quebra-cabeça.


A gestão logística eficiente é outra faceta crucial do Omnichannel, onde trocas, devoluções e controle de estoque são integrados. Imagine comprar pelo Instagram Shop a última peça em estoque e automaticamente baixar nos demais canais. Conhecer profundamente o público-alvo é essencial para garantir uma presença significativa nos canais preferidos pelos consumidores.


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VOICE COMMERCE

A Revolução das Compras por Voz


Uma tendência em ascensão, impulsionada não apenas pelos algoritmos aprimorados do Google, mas também pelos assistentes pessoais como Alexa e Siri, é o Voice Commerce. Assistimos à crescente presença desses assistentes em nossas vidas cotidianas. A Amazon, por exemplo, integra seu processo de compra com a Alexa, proporcionando alertas e feedbacks aos consumidores. Essa tendência ressalta a importância de otimizar títulos e descrições de produtos para buscas por voz, destacando a necessidade de um robusto trabalho de SEO ONPAGE.


EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO (UX)

Vídeos, Pesquisa por Imagem e Além


A cada ano, a importância da experiência do usuário (UX) se aprofunda, e em 2024, vislumbramos tendências que visam aprimorar ainda mais essa experiência. A incorporação de vídeos diretamente nos e-commerces, com a possibilidade de integração de canais do YouTube, oferece aos consumidores uma visão detalhada dos produtos.


Outro ponto bacana que vimos começar a aparecer em 2022 no Fórum E-commerce é a pesquisa através de imagem. Uma tecnologia muito utilizada dentro da rede social Pinterest chega de vez ao e-commerce. Em 2022 quando estive no Fórum ECBR pude ver a tecnologia sendo testada junto ao ramo da Moda, porém hoje já podemos ver o mesmo funcionando dentro do aplicativo da SHEIN, onde através de uma foto de qualquer produto ele procura em sua base através do formato, das cores e outras informações produtos semelhantes.


A transformação do varejo em um produtor de conteúdo é evidente, com a jornada de compras começando nos interesses dos consumidores. Atrair a atenção por meio de conteúdo relevante torna-se o ponto de partida. Este foi um dos pontos destacado por Alberto Serrentino, em sua palestra na NRF 2024.



Sam Walton, fundador do Walmart



"Não se pode fazer sempre o que já foi feito uma vez" Sam Walton





IA GENERATIVA

Criando Conteúdo e Refinando a Experiência de Compra


Em 2023, a Inteligência Artificial (IA) esteve em evidência, e a tendência persiste com a ascensão da IA Generativa. Exemplos notáveis, como ChatGPT e MidJourney, capacitam a criação de conteúdo original. A evolução da IA, exemplificada pelo lançamento do Sora pela OpenAI, destaca o potencial para criar vídeos realistas a partir de texto. A sugestão de conteúdo aos consumidores, aprimorando a experiência de compra, é uma realidade impulsionada por essas tecnologias.


Imagine as possibilidades que temos hoje de gerar textos, imagens e vídeos com essas ferramentas, otimizando recursos e tempo. Agora podemos ir além disso, pois já podemos ver a IA fazendo sugestões para consumidores refinando cada vez mais a experiência de compra.


A dica valiosa da NRF 2024 ressalta a importância de começar pequeno, agir rapidamente e desenvolver soluções simples que agreguem valor ao consumidor.


Inovação é essencial, mas não a inovação sem objetivo


MEIOS DE PAGAMENTOS

A Agilidade na Evolução


A evolução dos meios de pagamento torna a experiência de compra mais ágil e fluida, com destaque para os pagamentos invisíveis. Recorrentes, por aproximação (RFID ou NFC), compra com um clique e tags veiculares são exemplos dessa evolução. A segurança, contudo, torna-se crucial, com o crescimento das tecnologias 3DS e Tokenização de bandeiras para transações não presenciais.


O 3DS, protocolo de segurança, busca autenticar o titular do cartão durante transações online, com verificações adicionais por meio de tokens, SMS, Face ID e autenticações silenciosas.


RETAIL MEDIA

Estratégias Digitais de Destaque


O Retail Media surge como uma das principais discussões da NRF 2024. Não se limitando apenas às lojas físicas, o ambiente digital torna-se um canal robusto para o Retail Media. Banners estrategicamente posicionados, páginas personalizadas e destaque em parcerias são algumas das oportunidades que os e-commerces oferecem para atrair novas receitas.


A estratégia de mídia paga em marketplaces e plataformas de afiliados destaca-se como uma maneira eficaz de captar a atenção do cliente nos momentos certos, mesmo fora do próprio ambiente do varejista.



RECOMMERCE

Sustentabilidade na Economia Circular


A NRF 2024 coloca em evidência o Recommerce, uma prática que reintroduz produtos no mercado após serem utilizados por um consumidor. Essa abordagem alinha-se com a Economia Circular, impulsionada pela Geração Z.


O Recommerce vem incentivando a transição de consumidores para "guardadores", ou seja, tudo que eu comprar eu vou usar com todo zelo para depois repassar ou vender para outra pessoa.


Exemplos que podemos ver no Brasil é o marketplace Enjoei e a rede de franquias Cresci e Perdi, estas nasceram com o propósito de sustentabilidade.


Termos como ReSale, PreOned e PreLoved tornam-se comuns, refletindo a tendência crescente de valorizar produtos já utilizados.



Em síntese, as Principais Tendências do E-commerce para 2024 giram em torno de um denominador comum: o foco no cliente. Cada inovação e estratégia visam aprimorar a experiência do consumidor, tornando o comércio online não apenas uma transação, mas uma jornada memorável e personalizada.


"Em tempos bons e ruins, os consumidores sempre gravitam ao redor de marcas que conhecem e em quem confiam" - Michele Gass, CEO da Levi Strauss & Co.

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