top of page
Foto do escritorAlexandre Guimarães

Tráfego Pago NÃO VENDE!

Você precisa entender desde já que Tráfego Pago não vende, temos uma série de fatores que vão influenciar as vendas do seu e-commerce. Se você não ficar ligado você simplesmente vai gastar tempo e dinheiro e suas vendas não vão decolar.





Bom, primeiro a gente precisa entender que Tráfego Pago são todas aquelas campanhas que você cria junto a Google ADS, Facebook ADS, Youtube ADS e todos os ADS da vida que existem em cada rede social.

Quando criamos uma campanha, nós estamos levando o nosso futuro cliente para uma determinada página do nosso e-commerce e aí ele entre em um funil que nós vamos entender agora.



A imagem ao lado mostra o funil que vamos ter, onde nas setas verdes mostram em quais páginas nosso cliente pode ser direcionado, ou seja: Na Home, na página de Categoria ou na PDP (Página do Produto)

Ao entrar em uma dessas páginas o nosso trabalho é fazer com que ele desça o funil (representado pelas setas vermelhas), até chegar no Checkout onde a compra é finalizada. Ou seja SUCESSO !!!


Vendo o nosso funil agora precisamos entender onde o Tráfego Pago está chegando e qual vai ser o diferencial para realmente termos o SUCESSO DA VENDA.


HOME


A home possui duas funções essênciais para um e-commerce:

  • Fazer com que o cliente clique ou tenha uma determinada ação dentro do nosso site. Exemplo, clicar em um banner, clicar em um produto.

  • Fazer com que o cliente saiba o que você vende.


Aqui podemos dizer que a primeira impressão é a que fica, ou seja, se a sua Home não for CHAMATIVA o cliente vai passar 3 segundos vai embora e não volta mais. Segue algumas dicas fundamentais pra home:


Banners - você precisa ter banners que realmente chamem a atenção do seu cliente, aquela marca ou produto que fisga o cliente. Essa é a primeira coisa que o cliente vai ver. Outro ponto importante, atualize sempre os banners, não deixe o mesmo banner por meses (se o cliente voltar e ver a mesma coisa ele não vai ser chamado a atenção).

Promoções - Coloque na home as promoções que realmente façam sentido, produtos que estão IMPERDÍVEIS, agora não trabalhe com achismo, você precisa entender bem o seu cliente pra saber o que realmente vai fazer sentido pra ele. O básico aqui é ter o De/Por nos produtos, ou seja, De R$ 200,00 Por R$ 100,00.




Selos - Use selos nos produtos, o selo do desconto % que o produto tem, selo de uma promoção específica. Na figura ao lado podemos ver o selo do DESCONTO, além de um selo de onde o produto é, no caso da França. Também podemos ver para que a taça serve: Espumante.

Avaliações - Ter o seu produto avaliado por seus clientes é ter uma consultoria de graça e também a oportunidade de mostrar aos outros clientes como o produto é bem aceito.

Facilidade - Sempre se preocupe em ajudar o cliente a comprar facilmente em seu site. Na foto ao lado veja que temos a opção de colocar a quantidade do produto e o botão de adicionar ao Carrinho (CART). Simples e Fácil.




Pesquisa - Grande parte dos clientes ao entrarem em um site usam direto a PESQUISA para procurar aquilo que ele busca. Mais uma vez, o básico de uma site, é ter uma pesquisa que realmente funcione. Porém, a pesquisa vai funcionar se você realmente tiver um ótimo cadastro dos seus produtos, um cadastro completo e bem estruturado. A pesquisa vai buscar pelo NOME DO PRODUTO, então não abrevie nada no nome do produto. Exemplo: Camisa MC, o correto é, Camisa Manga Curta.


O cliente quando entra na HOME ele pode ir acessar uma CATEGORIA do nosso site para continuar pesquisando ou, acessar um determinado PRODUTO que ele já viu na home. É difícil dizer aqui pra onde ele vai...rs mas precisamos estar preparados para qualquer uma das ações.


PÁGINA DE CATEGORIA


Se o cliente entrou em uma determinada categoria, ótimo. temos uma grande oportunidade de aumentar o ticket médio do nosso carrinho e para isso precisamos nos preocupar com duas coisas:

  • Fazer com que ele encontre o que está buscando, de uma maneira fácil.

  • Buscar encantar o cliente com algum outro produto desta categoria.


Facilitar a vida do cliente aqui é fundamental e como vamos fazer isso?


Ordenação: Importante que exista na página de categorias ordenação por Mais Vendidos, Menor Preço, Maior Preço, Descontos, Mais Recentes, e o que realmente fizer sentido para ordenar e facilitar.

Filtros: Outro ponto mais que importante que vai de acordo com o tipo de produto que você trabalhe. Se é uma loja de roupas, precisamos ter Por Tamanho, Por cor, Por Marca...e por aí vai.


Vamos a um exemplo:



O exemplo acima mostra uma Página de CATEGORIA, no caso BANHEIRO. A página traz diversas opções ao cliente, desde navegação por Ambiente, ordenação dos produtos, quantos produtos existem nesta categoria (1451), os 06 filtros disponíveis e até mesmo o modo de visualização dos produtos (grade ou lista).


Lembrando que, ao mostrar o produto na página de categoria, vamos usar as mesmas informações que temos na HOME.

Na página da categoria também podemos usar banners específicos para chamar a atenção.


PDP - PÁGINA DO PRODUTO


Aqui é a hora de encantar ainda mais o seu futuro cliente !

Se tivermos uma página bem estruturada e recheada de informações sobre o produto as chances de conversão serão grandes. Infelizmente tenho visto muita empresa pecando aqui, justo na hora de falar sobre o produto que vende, e é aí que o cliente vai buscar em outro site mais informações. Veja algumas dicas essênciais:


Fotos - Tenha no mínimo 2 fotos do seu produto e com qualidade. Procure usar um fundo branco para destacar o seu produto. Mostre o detalhe do seu produto, o que é mais importante. Geralmente temos o padrão do tamanho de 1000x1000 e ao salvar a sua foto salve com o nome produto para ajudar nas pesquisas do google.

Nome - Utilize aqui até 60 caractéres e busque colocar as informações principais do produto. O cliente ao pesquisar um produto no seu site, na barra de pesquisa, ele vai puxar do nome do produto. Então, não abrevie nenhum nome e outro ponto importante: NÃO ESCREVA TUDO EM CAIXA ALTA ;)

Descrição - Abuse desse campo para trazer todas as informações importantes sobre o produto, escreva detalhadamente. Não deixe seu produto sem descrição, este é o maior pecado que você pode cometer.


Se o seu produto possui a opção de cor ou tamanho, exemplo vestuário, você precisa entregar aqui na página as opções que você tem em estoque. Além disso é importante sempre mostrar opção de frete, parcelamento e o que mais tiver disponível de informação.


Vamos ao exemplo:



Na imagem podemos ver do lado esquerdo todas as informações detalhamente sobre o vinho. Rico em detalhes. Abaixo da foto a página mostra perfeitamente as possibilidades de Hamonizações. Do lado direito, informações básicas do Nome, valor com desconto, opção de adicionar mais 1 e o botão para adicionar ao carrinho. Além disso a opção de calcular o frete diretamente.

Ponto de atenção, importante sempre colocar, faltou a informação de parcelamento do valor do produto de acordo com a política do site, ou seja: Se a política é parcela em até 5x acima de R$ 100,00 então poderia aparecer abaixo do valor - Parcelado em até 4x R$ 27,98



Estas são dicas básicas que busquei reunir para lhe ajudar na conversão do seu cliente. Muito empreendedor acha que apenas o Tráfego Pago vai resolver o seu problema de vendas, mas como você pode ver, é um conjunto de fatores. Você pode trazer 100 mil possíveis clientes para o seu site, mas se ele bater o olho e ver que não vai ser fácil a sua escolha: ele vai embora na hora.

Por isso que temos em muitos sites uma TAXA DE REJEIÇÃO alta e muitas vezes isso não é explicado pela sua agência.



Se preocupe em ajudar o seu cliente para facilitar a sua escolha !

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page