Você precisa entender desde já que Tráfego Pago não vende, temos uma série de fatores que vão influenciar as vendas do seu e-commerce. Se você não ficar ligado você simplesmente vai gastar tempo e dinheiro e suas vendas não vão decolar.
Bom, primeiro a gente precisa entender que Tráfego Pago são todas aquelas campanhas que você cria junto a Google ADS, Facebook ADS, Youtube ADS e todos os ADS da vida que existem em cada rede social.
Quando criamos uma campanha, nós estamos levando o nosso futuro cliente para uma determinada página do nosso e-commerce e aí ele entre em um funil que nós vamos entender agora.
A imagem ao lado mostra o funil que vamos ter, onde nas setas verdes mostram em quais páginas nosso cliente pode ser direcionado, ou seja: Na Home, na página de Categoria ou na PDP (Página do Produto)
Ao entrar em uma dessas páginas o nosso trabalho é fazer com que ele desça o funil (representado pelas setas vermelhas), até chegar no Checkout onde a compra é finalizada. Ou seja SUCESSO !!!
Vendo o nosso funil agora precisamos entender onde o Tráfego Pago está chegando e qual vai ser o diferencial para realmente termos o SUCESSO DA VENDA.
HOME
A home possui duas funções essênciais para um e-commerce:
Fazer com que o cliente clique ou tenha uma determinada ação dentro do nosso site. Exemplo, clicar em um banner, clicar em um produto.
Fazer com que o cliente saiba o que você vende.
Aqui podemos dizer que a primeira impressão é a que fica, ou seja, se a sua Home não for CHAMATIVA o cliente vai passar 3 segundos vai embora e não volta mais. Segue algumas dicas fundamentais pra home:
Banners - você precisa ter banners que realmente chamem a atenção do seu cliente, aquela marca ou produto que fisga o cliente. Essa é a primeira coisa que o cliente vai ver. Outro ponto importante, atualize sempre os banners, não deixe o mesmo banner por meses (se o cliente voltar e ver a mesma coisa ele não vai ser chamado a atenção).
Promoções - Coloque na home as promoções que realmente façam sentido, produtos que estão IMPERDÍVEIS, agora não trabalhe com achismo, você precisa entender bem o seu cliente pra saber o que realmente vai fazer sentido pra ele. O básico aqui é ter o De/Por nos produtos, ou seja, De R$ 200,00 Por R$ 100,00.
Selos - Use selos nos produtos, o selo do desconto % que o produto tem, selo de uma promoção específica. Na figura ao lado podemos ver o selo do DESCONTO, além de um selo de onde o produto é, no caso da França. Também podemos ver para que a taça serve: Espumante.
Avaliações - Ter o seu produto avaliado por seus clientes é ter uma consultoria de graça e também a oportunidade de mostrar aos outros clientes como o produto é bem aceito.
Facilidade - Sempre se preocupe em ajudar o cliente a comprar facilmente em seu site. Na foto ao lado veja que temos a opção de colocar a quantidade do produto e o botão de adicionar ao Carrinho (CART). Simples e Fácil.
Pesquisa - Grande parte dos clientes ao entrarem em um site usam direto a PESQUISA para procurar aquilo que ele busca. Mais uma vez, o básico de uma site, é ter uma pesquisa que realmente funcione. Porém, a pesquisa vai funcionar se você realmente tiver um ótimo cadastro dos seus produtos, um cadastro completo e bem estruturado. A pesquisa vai buscar pelo NOME DO PRODUTO, então não abrevie nada no nome do produto. Exemplo: Camisa MC, o correto é, Camisa Manga Curta.
O cliente quando entra na HOME ele pode ir acessar uma CATEGORIA do nosso site para continuar pesquisando ou, acessar um determinado PRODUTO que ele já viu na home. É difícil dizer aqui pra onde ele vai...rs mas precisamos estar preparados para qualquer uma das ações.
PÁGINA DE CATEGORIA
Se o cliente entrou em uma determinada categoria, ótimo. temos uma grande oportunidade de aumentar o ticket médio do nosso carrinho e para isso precisamos nos preocupar com duas coisas:
Fazer com que ele encontre o que está buscando, de uma maneira fácil.
Buscar encantar o cliente com algum outro produto desta categoria.
Facilitar a vida do cliente aqui é fundamental e como vamos fazer isso?
Ordenação: Importante que exista na página de categorias ordenação por Mais Vendidos, Menor Preço, Maior Preço, Descontos, Mais Recentes, e o que realmente fizer sentido para ordenar e facilitar.
Filtros: Outro ponto mais que importante que vai de acordo com o tipo de produto que você trabalhe. Se é uma loja de roupas, precisamos ter Por Tamanho, Por cor, Por Marca...e por aí vai.
Vamos a um exemplo:
O exemplo acima mostra uma Página de CATEGORIA, no caso BANHEIRO. A página traz diversas opções ao cliente, desde navegação por Ambiente, ordenação dos produtos, quantos produtos existem nesta categoria (1451), os 06 filtros disponíveis e até mesmo o modo de visualização dos produtos (grade ou lista).
Lembrando que, ao mostrar o produto na página de categoria, vamos usar as mesmas informações que temos na HOME.
Na página da categoria também podemos usar banners específicos para chamar a atenção.
PDP - PÁGINA DO PRODUTO
Aqui é a hora de encantar ainda mais o seu futuro cliente !
Se tivermos uma página bem estruturada e recheada de informações sobre o produto as chances de conversão serão grandes. Infelizmente tenho visto muita empresa pecando aqui, justo na hora de falar sobre o produto que vende, e é aí que o cliente vai buscar em outro site mais informações. Veja algumas dicas essênciais:
Fotos - Tenha no mínimo 2 fotos do seu produto e com qualidade. Procure usar um fundo branco para destacar o seu produto. Mostre o detalhe do seu produto, o que é mais importante. Geralmente temos o padrão do tamanho de 1000x1000 e ao salvar a sua foto salve com o nome produto para ajudar nas pesquisas do google.
Nome - Utilize aqui até 60 caractéres e busque colocar as informações principais do produto. O cliente ao pesquisar um produto no seu site, na barra de pesquisa, ele vai puxar do nome do produto. Então, não abrevie nenhum nome e outro ponto importante: NÃO ESCREVA TUDO EM CAIXA ALTA ;)
Descrição - Abuse desse campo para trazer todas as informações importantes sobre o produto, escreva detalhadamente. Não deixe seu produto sem descrição, este é o maior pecado que você pode cometer.
Se o seu produto possui a opção de cor ou tamanho, exemplo vestuário, você precisa entregar aqui na página as opções que você tem em estoque. Além disso é importante sempre mostrar opção de frete, parcelamento e o que mais tiver disponível de informação.
Vamos ao exemplo:
Na imagem podemos ver do lado esquerdo todas as informações detalhamente sobre o vinho. Rico em detalhes. Abaixo da foto a página mostra perfeitamente as possibilidades de Hamonizações. Do lado direito, informações básicas do Nome, valor com desconto, opção de adicionar mais 1 e o botão para adicionar ao carrinho. Além disso a opção de calcular o frete diretamente.
Ponto de atenção, importante sempre colocar, faltou a informação de parcelamento do valor do produto de acordo com a política do site, ou seja: Se a política é parcela em até 5x acima de R$ 100,00 então poderia aparecer abaixo do valor - Parcelado em até 4x R$ 27,98
Estas são dicas básicas que busquei reunir para lhe ajudar na conversão do seu cliente. Muito empreendedor acha que apenas o Tráfego Pago vai resolver o seu problema de vendas, mas como você pode ver, é um conjunto de fatores. Você pode trazer 100 mil possíveis clientes para o seu site, mas se ele bater o olho e ver que não vai ser fácil a sua escolha: ele vai embora na hora.
Por isso que temos em muitos sites uma TAXA DE REJEIÇÃO alta e muitas vezes isso não é explicado pela sua agência.
Se preocupe em ajudar o seu cliente para facilitar a sua escolha !
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